Escleroterapia

Pequenos vasos que surgem nas principalmente nas pernas podem ser eliminados de maneira segura com a Escleroterapia.

Uma substância esclerosante é injetada no interior do vaso a ser tratado. Este líquido provoca uma alteração nas células das paredes dos vasos, levando ao seu colabamento.

Diversos produtos podem ser usadas como agentes esclerosantes. O mais utilizado em nosso serviço é a Glicose a 75%, segura e eficaz.

Para evitar complicações, não devem ser aplicados grandes volumes dos esclerosantes em uma só sessão. Assim, o tratamento deve ser realizado em etapas, onde em cada uma é aplicado um volume de substância esclerosante que seja bem tolerado pelo paciente.

Logo após a sessão, os vasos tratados podem tornar-se mais evidentes e escurecidos. O clareamento vai ocorrendo gradualmente, e isso pode levar de 2 a 3 semanas.

Não é necessário repouso, e as atividades de rotina podem ser realizadas normalmente. As atividades físicas podem ser retomadas 24 horas após a sessão. A exposição ao sol somente é permitida após o clareamento total das áreas tratadas para evitar a formação de manchas escurecidas de difícil resolução. A dor à aplicação é mínima e desaparece imediatamente após o término da sessão

Recomendações Pós Escleroterapia:

• Evitar o uso de derivados do Ácido Acetil Salicílico a partir da semana anterior ao início do tratamento, para evitar o favorecimento da formação de manchas arroxeadas.
• Lavar bem o local a ser tratado, imediatamente antes da aplicação.
• Não usar cremes e nem fazer depilação nas pernas imediatamente antes da sessão, nem imediatamente após a aplicação.
• Logo após a sessão de escleroterapia, caminhar ou exercitar as pernas por aproximadamente 30 minutos.
• Manter os curativos compressivos por, pelo menos, duas horas após a aplicação.
• Usar diariamente meia elástica de média ou grande compressão que deve ser colocada de manhã e retirada à noite.
• Manter um programa diário de atividade física para assegurar um bom tônus muscular nas pernas.