Laser de CO2 fracionado

Desde a década de 80, o Laser de CO2 tem sido utilizado no tratamento do fotoenvelhecimento cutâneo. É um laser que penetra profundamente na pele, provocando intensa retração, e com isso melhora rugas, cicatrizes, poros, manchas, etc… Porém nessa época, era um tratamento extremamente agressivo, que necessitava um longo período de afastamento das atividades.

A partir de 2004, com a introdução da tecnologia do fracionamento, tornou-se possível a obtenção de resultados muito próximos do CO2 não fracionado, porém com muito menos complicações e efeitos adversos, e uma recuperação muito mais rápida.

O Laser de CO2 fracionado tornou-se então parte da rotina da Medicina Estética e de muitas outras especialidades cirúrgicas. A lista de indicações é enorme, e todos os anos são apresentados protocolos para novas aplicações deste laser.

Como Funciona?

O laser passa por lentes que o fracionam em feixes muito pequenos, de modo que, ao atingir a pele, alguma áreas são tratadas e outras permanecem intactas.
ipixel_img_153259.jpg

Cada feixe que atingiu a pele provocará uma área de ablação, ou seja, uma micro-ferida, a qual irá se recuperar produzindo um novo tecido.
Ainda, ao redor de cada micro-furinho, ocorre uma área de aquecimento que leva a coagulação do tecido, seguida de remodelação do colágeno, o que promove a retração dessa pele.

Quais as Principais Indicações?

Foto-rejuvenescimento
Rugas
Cicatrizes inestéticas
Cicatrizes de acne
Estrias
Flacidez cutânea
Indicações não estéticas, como queratoses, granulomas, milium colóide, onicomicose, quelóides, e muitas outras.


Quem Pode Realizar?

Pessoas de qualquer idade que gozem de boa saúde e estejam com a pele devidamente preparada podem se submeter a esse procedimento.

Qual o Preparo Necessário?

Normalmente indica-se o uso de cremes contendo ácidos por um período mínimo de 2 a 3 semanas, que ajudam no condicionamento da pele, permitindo uma recuperação mais rápida.
Por cautela, pessoas com histórico de herpes devem iniciar profilaxia 24 horas antes do procedimento.

É Necessário Anestesia?

Normalmente, somente anestésicos tópicos são utilizados para tornar o procedimento mais confortável. Para assegurar ainda mais o conforto, pode-se indicar o uso de analgésicos, tais como Dipirona ou Paracetamol, uma hora antes da sessão.

Como Fica a Pele Após a Sessão?

Imediatamente após a sessão, a pele fica vermelha e levemente inchada. Estes sintomas variam de acordo com os parâmetros escolhidos pelo médico, uma vez que é possível regular a potência, a distância entres os furinhos, e o tempo de exposição do laser na pele.

Em alguns casos, o inchaço pode aumentar no dia seguinte e manter-se por até 4 dias. Por isso, normalmente recomendamos que a sessão seja agendada no mínimo 1 a 2 semanas antes de algum compromisso importante.
Skin-Regeneration-Process-After-Fractional-CO2-Laser-e1408129601634-300x170.jpg

Na figura acima, é possível notar que apenas 2 dias após a aplicação do laser, os micro-furos já estão fechados, e após 14 dias a pele está completamente recuperada.

Após 3 a 4 dias, o edema e a vermelhidão diminuem, e nota-se a pele áspera e os micro-furinhos amarronzados. Isso pode ser disfarçado  com o uso de filtro solar que contenha coloração de base.

Quantas Sessões São Necessárias?

O número de sessões varia entre 2 e 4, de acordo com o resultado que desejamos alcançar, e da potência utilizada em cada sessão. Para casos de maior complexidade, como cicatrizes de acne ou de queimaduras, o número de sessões necessárias pode ser bem maior.

Que Cuidados Devo Tomar Após o Laser?

O principal cuidado é a fotoproteção.
O uso de hidratantes com propriedades calmantes e cremes cicatrizantes torna o processo de recuperação mais rápido e confortável.

Qual a Melhor Época Do Ano Para Este Tratamento?

Em regiões muito quentes, é preferível realizar o tratamento nos meses de clima mais ameno. Contudo isso não é uma regra. A principal recomendação é a acomodação na agenda de trabalho e social, uma vez que nos primeiros 3 a 4 dias pode haver inchaço, e a pele somente estará completamente recuperada após 2 semanas.

Que Resultados Devo Esperar?

Assim que os micro-furinhos descamam, já é possível notar a pele mais hidratada e viçosa. As manchas tornam-se menos aparentes. A partir de 21 dias, com a remodelação do colágeno, a pele fica visivelmente mais lisa e firme. Este processo continua a ocorrer por meses após a ação do laser, de modo que a melhora é gradativa.
A cada sessão realizada, mais áreas de pele são tratadas, e os resultados ficam ainda mais evidentes.